Blog

Turismo ao ar livre no ES: desbravando o Espírito Santo

Belezas do Espírito Santo que vão muito além das praias

Turismo ao ar livre no ES: desbravando o Espírito Santo

Quando pensa em curtir ao máximo uma viagem, que tipo de experiências você procura?

Se, para você, aproveitar um destino inclui estar em contato com a natureza e apreciar belas paisagens – seja na floresta ou no mar –, o Espírito Santo tem surpresas te esperando. E elas vão muito além das belas praias espalhadas nos mais de 400 km de litoral da região!

Depois de passar por elas, ainda é possível ter experiências ao ar livre tanto para os amantes de aventuras e esportes radicais quanto para quem busca passeios mais sossegados. O melhor é que elas estão espalhadas por todo o estado! Dá para conhecer diversas regiões, de sul a norte, respirando o ar mais puro que só a natureza proporciona.

Temos algumas dicas de turismo ao ar livre para aproveitar no Espírito Santo. Acompanhe!

Um dos passeios turísticos mais tradicionais em terras capixabas, a subida ao Morro do Moreno é quase unanimidade nas dicas de passeio para quem gosta de natureza e ar livre. O morro tem 184 metros de altura e está localizado em Vila Velha, bem próximo ao principal cartão postal do Espírito Santo, o Convento da Penha.

A boa notícia é que é possível acessar o topo do morro de duas formas, agradando quem prefere as caminhadas mais simples e quem topa aventuras maiores. Pela estrada de terra a pé, é só subir o trecho, que pode ser considerado de nível médio; mas há também diversas trilhas de nível difícil, sendo a mais conhecida a Trilha da Raiz. Para as últimas opções, recomenda-se maior preparo físico e a subida em grupos, se possível por meio de trilha guiada.

Situado no Maciço Central da Ilha de Vitória, o Parque Estadual da Fonte Grande contrasta com a agitação da metrópole e é um convite para quem deseja se aventurar apreciando a natureza. O Morro da Fonte Grande, parte do parque, atinge quase 309 metros, com localização e paisagens privilegiadas, incluindo espetaculares visões de Vitória.

Um passeio indicado é aproveitar para fazer, de uma só vez, a travessia da Pedra do Urubu – que proporciona uma vista incrível da baía de Vitória e Praia de Camburi –, a subida ao Morro da Fonte Grande e Pedra dos Olhos, para aproveitar o contato com a Mata Atlântica e todas as suas belezas.

Ao todo, essa travessia terá cerca de 7,5 km. Ou seja: prepare-se e separe o Kit Aventura, com roupas leves, tênis, boné, repelente e protetor solar!


(Foto: Denis Rizzoli / Wikipedia)

Ainda mais alto que o Morro da Fonte Grande e acessível por trilha é o Mestre Álvaro, que chega aos 833 metros. Trata-se de um verdadeiro monumento natural do estado, que faz parte do conjunto da Serra do Mar, com vegetação nativa da Mata Atlântica.

No monte, tem-se uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas, e de lá avista-se os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Viana, e parte de Domingos Martins, além de uma bela vista do oceano Atlântico.

A travessia não é indicada para iniciantes, pois são quase 11 km de trilha – um percurso que pode durar 7 horas. Para quem está preparado, é uma aventura e tanto!

  • Pico da Bandeira

Também indicada para os experientes e preparados fisicamente, a subida ao Pico da Bandeira é uma experiência para guardar para sempre. Afinal, trata-se do terceiro ponto mais alto do Brasil, com quase 2.900 metros de altitude.

O pico está localizado no Parque do Caparaó, uma área em que o contato com a natureza é intenso. A escalada é puxada, principalmente porque une uma subida consideravelmente íngreme com temperaturas bem baixas. Porém, chegar no topo e conferir o nascer do sol faz todo o esforço valer a pena.

  • Esportes aquáticos na Curva da Jurema

Que tal sentir a brisa do mar bem de perto?

Para quem ama a conexão com o mar, é na região da enseada da Curva da Jurema, em Vitória, que se concentram as melhores condições para a prática de diversos esportes aquáticos.

Essa região proporciona uma das melhores condições para quem deseja ter o prazer de navegar em um mar calmo e ainda curtir a típica paisagem tropical com visão mais próxima das Ilhas do Frade e do Boi. Completando o cenário, ainda é possível aproveitar uma bela vista de um ângulo único da Terceira Ponte, Convento da Penha e Morro do Moreno.

Indica-se principalmente o passeio à vela, caiaque, stand up paddle e windsurfing. Os que não são experientes nas práticas podem contar com o apoio de instrutores, tanto para o aluguel de equipamentos quanto para as orientações necessárias.


(Foto: Skydive Guarapari)

Curte aventuras nos ares?

O Espírito Santo também tem áreas em que é possível praticar paraquedismo e, de quebra, curtir paisagens espetaculares bem lá de cima.

O point para a prática do esporte está na saída pelo Aeroporto de Guarapari, onde se situa uma escola de paraquedismo. O praticante recebe todas as orientações e é acompanhado por um instrutor profissional, que auxilia na experiência complete do salto, queda livre, voo e pouso. É de tirar o fôlego!

Nem todo passeio ao ar livre precisa envolver grandes esforços físicos, certo?

Nesses casos, o passeio de lancha é uma excelente alternativa para ter um contato com a beleza dos mares capixabas. Uma região indicada e comum para a saída de lanchas é na Praia da Costa, com destino às Ilhas Itatiaia, localizadas em frente à Praia de Itapuã.

No caminho, é possível encontrar piscinas naturais para realizar mergulhos e curtir a água transparente. Ao chegar ao destino, a experiência vale ainda mais a pena, pois o cenário é verdadeiramente paradisíaco.

  • Passeio de bike

Outra dica que precisa ser dada é aproveitar a estadia no Espírito Santo de bike, especialmente se estiver hospedado em Vitória ou Vila Velha.

Os calçadões da Praia de Camburi e Praia da Costa recebem diariamente um grande fluxo de ciclistas que aproveitam as horas livres para a prática de exercícios. Mais recentemente, as opções de bicicletas alugadas aumentaram as possibilidades de dar uma volta por Vitória sobre duas rodas.

Um passeio simples e fácil, mas que permite um contato com as belas paisagens capixabas ao ar livre. Não deixe de fazer!

 

O Espírito Santo te espera para um passeio ao ar livre. Tem para todos os gostos! Boa viagem!

CADASTRE O SEU EMAIL E RECEBA NOVIDADES

Guias, dicas, novidades, histórias e referências do Espírito Santo