Blog

6 destinos imperdíveis para conhecer no Espírito Santo

Independente do tipo de viagem que você procura, há sempre uma boa opção te esperando no Espírito Santo!

6 destinos imperdíveis para conhecer no Espírito Santo

É sossego, agitação, praia, montanha, aventura ou descanso o que você procura?

Seja o que for, há uma boa opção te esperando no Espírito Santo.

Menos popular que outros estados da região Sudeste, aos poucos o Espírito Santo começa a ganhar seu espaço e notoriedade como uma excelente opção de turismo no Brasil. Quem descobre o destino encontra uma grande variedade de passeios e pontos turísticos para atender aos mais diversos gostos, que compartilham entre si a beleza e clima agradável durante todo o ano.

Sem dúvidas, boa parte da beleza do Espírito Santo deve ser atribuída às suas praias: são mais de 400 km de litoral preenchidos, de sul a norte, com ótimas opções seja para quem curte os mares agitados ou mais tranquilos. Mas o quarto menor estado do país surpreende ao reservar ainda mais belezas ao subir a serra ou adentrando as áreas verdes, com belíssimas montanhas e cachoeiras.

Esse encontro surpreendente garante ao turista uma incrível mistura de cultura, história, religião, agroturismo e gastronomia.

Então, que tal descobrir os destinos mais imperdíveis do Espírito Santo, para programar sua viagem sem perder nada? Acompanhe a seguir!

  • Vitória

 

A capital do estado, Vitória, é também uma das cidades mais antigas do país, fundada em 1551. Hoje, trata-se do ponto com melhor infraestrutura da região, bem preparado para receber os turistas e com uma série de points que reúnem boa parte do público que vem conhecer o estado – sejam hotéis, restaurantes, bares, baladas, teatros, museus... 

As opções de praia estão bem ao meio da cidade, por isso são facilmente acessíveis. A mais famosa e que vale uma visita é a Praia de Camburi, com destaque ao seu amplo calçadão, sempre badalado. A orla de Camburi tem quase 5 km e reúne todo tipo de público para passeios, caminhadas ou prática de esportes, com uma bela vista para o mar e opções de quiosque. Aos domingos e feriados, a avenida é fechada para dar vez à Rua do Lazer, permitindo o acesso à pé também pela via. Uma delícia de passeio e ótimo ponto para se hospedar!

Já quem tem curiosidade pela história das cidades precisa incluir um passeio no Centro, com suas construções antigas, como o Palácio Anchieta, Teatro Carlos Gomes, Sesc Glória (hoje reformado e modernizado em seu interior), Catedral Metropolitana, Igreja do Rosário... À noite, o Centro é movimentado pelos seus charmosos bares ou mesmo pelo samba, encontrado em botecos bem tradicionais como o Bar da Zilda.

Outras opções para a noite também estão localizadas em Vitória, em pontos como a Rua da Lama, em Jardim da Penha, e o Triângulo, na Praia do Canto, que reúnem os principais bares e boates para curtir.

  • Vila Velha

Vista aérea de Vila Velha e convento da penha
(Foto: Adobe Stock)

Vizinha à Vitória, Vila Velha é separada da capital pela Terceira Ponte, uma das principais paisagens do Espírito Santo. Atravessando a ponte, encontram-se alguns dos passeios mais tradicionais para turistas que querem conhecer a culinária e as belas vistas do litoral capixaba.

A subida ao Convento da Penha é passeio obrigatório – além de conhecer as construções antigas que relembram a história da cidade e ter contato com todo o aspecto religioso do local (onde acontecem missas diárias), você ainda terá acesso à vista que é cartão postal do estado, com visão panorâmica de Vitória.

Do outro lado, há as opções de trilha para o Morro do Moreno, que também reserva belas paisagens do litoral. Para quem não está disposto a muitas aventuras, é possível subir a pé pela estrada para acessar o topo do morro; já para quem gosta dos esportes, há diferentes opções, como bike, parapente, rapel, entre outras.

Não deixe de curtir também a orla, desde a Praia da Costa até a Praia de Itaparica, para aproveitar as ótimas praias e garantir um almoço com a tradicional moqueca capixaba, nos restaurantes próximos.

  • Guarapari

Cidade de Guarapari vista da praia
(Foto: Adobe Stock)

Não pense que você só encontrará movimento na capital e sua cidade vizinha. Há 50 km de Vitória, Guarapari tem as praias mais agitadas do verão, recebendo turistas tanto do estado quanto do resto do Brasil.

Tem bastante destino para conhecer na região: Praia do Morro, Praia da Areia Preta, Meaípe, Bacutia/Peracanga, Três Praias, Setiba... São mais de 50 praias! Em algumas, é possível encontrar passeios diferentes, como escuna ou mergulhos.

Por lá, destacam-se também a gastronomia, com destaque aos frutos do mar, e ainda as opções de shows e baladas em pontos que lotam na alta temporada.

  • Itaúnas

Vista aérea da cidade de Itaúnas
(Foto: Frederico Pereira)

Ao extremo norte capixaba, próximo à divisa com a Bahia, um distrito da cidade de Conceição da Barra se diferencia das paisagens comuns de praia por conta das dunas que chegam a até 30 metros de altura. Itaúnas é uma vila que junta rio, mar, areia e forró com simplicidade aconchegante e clima jovem.

Há quem opte por acampar no local, mas há também as gostosas pousadas para passar alguns dias de sossego. Aproveite o nascer e o pôr do sol, o Parque Estadual com suas trilhas e todas as vistas paradisíacas do caminho!

  • Região Serrana

Pedra do lagarto em Pedra Azul
(Foto: Marcio Malacarne / Wikipedia)

Você já viu que uma visita ao Espírito Santo será de muita praia e sol. Mas lembra quando dissemos que também dá para subir a serra?

A dica é aproveitar as cidadezinhas que preservam as marcas da colonização europeia. Os destaques são os passeios nas Montanhas Capixabas e ainda a Região dos Imigrantes.

Na primeira, o roteiro inclui principalmente uma visita a Domingos Martins, desde o centro até à chamada Rota do Lagarto, onde se encontra a Pedra Azul, cartão postal do estado. Próxima está também Venda Nova do Imigrante, município aconchegante e reconhecido principalmente pelo agroturismo.

Já a Região dos Imigrantes inclui oito cidades, cujas mais buscadas pelos turistas são Santa Teresa, a primeira cidade de colonização italiana do país, com um centro aconchegante e cafés (e biscoitos!) imperdíveis, e Santa Leopoldina, bem pequena e com belas cachoeiras.

Para curtir o inverno, vale reservar uma pousada em alguma das cidades da região serrana e fazer os diferentes passeios próximos. Garantia de passeio romântico e gostoso!

  • Caparaó

Vale do Caparaó
(Foto: Blog Ciclovivo)
 

Mais uma opção para variar entre as praias, o Caparaó é destino perfeito para os amantes da natureza. Na região, é possível realizar trilhas em meio à Mata Atlântica e acessar rios, lagoas e diferentes cachoeiras.

Mas o ponto alto, literalmente, é a visita ao Pico da Bandeira, que tem a terceira maior altitude do país: são 2.892 metros de altura. O Pico está localizado na divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo, na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó. A subida completa exige preparo físico e resistência às baixas temperaturas, mas o nascer do sol no topo da montanha é uma experiência única. É possível também aproveitar a região sem a subida, hospedando-se em uma das pousadas localizadas na base. De qualquer maneira, o passeio vale a pena!

 

Deu vontade de ver todas essas belezas de perto? Que tal planejar a sua próxima viagem e incluir alguns dos roteiros capixabas?

Você vai descobrir que há ainda muito a se surpreender com o Espírito Santo. Fica a dica!

CADASTRE O SEU EMAIL E RECEBA NOVIDADES

Guias, dicas, novidades, histórias e referências do Espírito Santo