Blog

Vai viajar para o ES? 7 coisas que você precisa saber antes de embarcar

Saiba o que esperar do Espírito Santo antes de chegar aqui

Vai viajar para o ES? 7 coisas que você precisa saber antes de embarcar

Conhecer um lugar novo é sempre uma sensação incrível: cada cantinho apresenta uma surpresa e uma história para descobrir. No Espírito Santo, não é diferente.

O estado, que aos poucos começa a receber notoriedade por suas belezas naturais espalhadas de norte a sul, tem crescido no que diz respeito à estrutura para receber turistas, e quem passa por aqui reconhece: vale a pena conhecer.

Como boa parte dos turistas tem pouco conhecimento sobre o Espírito Santo e o que esperar dos passeios na região antes de chegar, trazemos aqui algumas curiosidades e dicas úteis para quem vai visitar o estado pela primeira vez.  

  •  Terra dos capixabas

É bom saber que a maneira mais comum de chamar quem nasce no Espírito Santo é pelo termo capixaba. Diferente, não é?

Muitos dos próprios conterrâneos não têm conhecimento sobre a origem da expressão, mas o termo, segundo estudos, é derivado da língua indígena e significa roça, terra limpa para plantio. Os índios que viviam no Espírito Santo utilizavam o termo capixaba para designar as plantações de mandioca e milho. Com o tempo, a palavra se popularizou para indicar todas as pessoas nascidas na região.

Então, já sabe como chamar os moradores quando estiver em terras espírito-santenses!

  • Da praia à montanha

Um dos principais pontos a serem destacados sobre o Espírito Santo é a sua “versatilidade”: apesar de ser um estado tipicamente tropical com um extenso litoral – dividido em 14 cidades! –, em pouco mais de uma hora é possível sair das regiões de praia para se encontrar com temperaturas um pouco mais baixas e regiões montanhosas.

Inclusive, o estado abriga o ponto mais alto da região Sudeste e o terceiro do país: o Pico da Bandeira, localizado na Serra do Caparaó, bem perto da fronteira com Minas Gerais, aberto para visitação.

Ao montar seu itinerário, portanto, considere variar as diversas praias com paisagens um pouco diferentes. Você vai se surpreender com a variedade de belezas em um só lugar!

  • Marcas da imigração

Pouca gente sabe, mas dentre os estados brasileiros, o Espírito Santo é um dos que mais recebeu colonos alemães.

Para ter certeza disso, é só chegar às regiões serranas do estado, como Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Maria de Jetibá. As marcas da colonização estão preservadas em todos os cantos, desde a arquitetura até os tradicionais festivais culturais, passando pela gastronomia e as próprias famílias que ali residem. Confira algumas dicas de como aproveitar a região!

  • Calçadão democrático

Fonte: http://amobrasil.com.br/espirito-santo/grande-vitoria/vitoria/blog/calcadao-de-camburi-um-presente-a-quem-visita
(Foto: Prefeitura de Vitória)

Uma das grandes estrelas da capital do estado é o calçadão da Praia de Camburi, que foi reformado e incrementado nos últimos anos e se tornou verdadeiro point para quase todo tipo de público. Ciclistas, skatistas, famílias, casais... Tem espaço para todo mundo! Isso porque o calçadão é um dos poucos passeios públicos do Brasil em que há área delimitada para os diferentes tipos de público, tornando-a mais organizada e democrática. Ao final do trajeto, há também o Atlântica Parque, uma iniciativa da Vale, administrada pela Prefeitura de Vitória, que reúne áreas para a prática de esportes e brincadeiras para os pequenos.

O sucesso do calçadão é tanto que, aos domingos e feriados, toma conta o projeto Rua do Lazer, em que parte da via dos carros (a Avenida Dante Michelini) é fechada para dar mais espaço para os pedestres e praticantes de esporte.

Dê uma passada pelo calçadão no fim de tarde para conferir uma experiência tipicamente capixaba!

  • Vai pro rock

Pretende sair à noite durante sua estadia no Espírito Santo? Então você não vai pra balada; vai pro rock! É assim que os capixabas costumam chamar qualquer tipo de festa, independente do ritmo musical. Não estranhe se alguém te chamar pra um rock e toque qualquer outro tipo de coisa por lá... É o jeitinho capixaba!

  • Tudo começa na Rua da Lama

Ainda sobre os rocks capixabas, dá para dizer que quase tudo começa na Rua da Lama, independente do destino final da noite. Localizado em Jardim da Penha, próximo à Universidade Federal do estado, o ponto tem alguns dos bares que mais recebem jovens durante toda a semana, bombando às sextas e sábados.

Há também alguns restaurantes e lanchonetes famosos que ajudam a tornar a Rua da Lama uma das principais concentrações de gente curtindo a noite em Vitória.

  • Moqueca capixaba: tem que ter!


(Foto: Rene / IntegraZ)

A rixa entre a moqueca capixaba e a baiana é conhecida – há uma eterna discussão entre qual é a verdadeira moqueca, já que há uma variação de alguns ingredientes entre uma e outra.

De qualquer maneira, a moqueca capixaba, que não leva azeite de dendê, leite de coco ou pimentão é uma delícia e uma tradição cultural que precisa ser experimentada por qualquer turista! A especialidade é servida em diversos restaurantes bastante famosos na região, como o Kiosque do Alemão ou Ilha do Caranguejo.

Por falar em tradição, não deixe de experimentar também a torta capixaba, feita de frutos do mar.

Agora, com as malas prontas e mais preparado para o que te espera, é só aproveitar ao máximo tudo que o Espírito Santo tem a oferecer.

Consulte também nossas dicas de destinos imperdíveis no estado. Boa viagem!

CADASTRE O SEU EMAIL E RECEBA NOVIDADES

Guias, dicas, novidades, histórias e referências do Espírito Santo