Blog

Litoral Capixaba: 10 praias do Espírito Santo que todo turista precisa conhecer

Em terras capixabas, há um destino ideal para todo tipo de praieiro

Litoral Capixaba: 10 praias do Espírito Santo que todo turista precisa conhecer

Que o Brasil é repleto de belas praias, todo mundo já sabe. Mas será que você já aproveitou tudo que o litoral brasileiro tem a oferecer?

Fora dos roteiros padrões, há muita beleza a desbravar em estados ainda não tão disputados pelos turistas, a exemplo do Espírito Santo, no Sudeste.

A região abriga mais de 400 km de litoral, divididos em 14 cidades. Imagine a quantidade de praias diferentes para conhecer!

O melhor é que, em terras capixabas, há um destino ideal para todo tipo de praieiro, já que é possível encontrar uma grande mistura entre mares agitados e calmos, praias agitadas ou mais sossegadas, águas bem geladas ou mornas... Há todo tipo de experiência para curtir no Espírito Santo.

Como saber as praias que não podem faltar no roteiro? Veja nossa seleção!

  • Praia dos Padres, Guarapari

Nada melhor que começar com um dos municípios mais conhecidos da região quando o assunto é praia. As praias mais frequentadas no verão estão em Guarapari, e dificilmente você passará por lá para conhecer apenas uma. Por isso é difícil escolher entre tantas opções para indicar!

Se o critério for beleza, a dica é conhecer a Praia dos Padres. Ainda que pequena, é impossível não se encantar. As águas são cristalinas, o mar é calmo e as castanheiras no entorno deixam a vista ainda mais bonita. Subindo as pedras que contornam a paisagem, é possível apreciar a beleza do mar e ainda acessar outras pequenas praias.

  • Três Praias, Guarapari

Três Praias - Guarapari
(Foto: TerraCapixaba)

A segunda dica em Guarapari vale por três – na verdade, por quatro. As Três Praias são um conjunto de pequenas praias tranquilas, transparentes e praticamente sem ondas, separadas pelas rochas. Dá para acessá-las caminhando entre uma e outra, para encontrar um bom ponto para ficar. Ao final da terceira, seguindo mais um pouco, há ainda a Praia do Morcego, com uma faixa de oceano bem pequena, mas uma bela vista coberta por árvores.

As águas cristalinas são boas para mergulho, de acordo com o clima, mas mesmo sem o snorkel você poderá ver um pouco da vida marinha da região.

  • Praia de Camburi, Vitória

Como o assunto são os passeios imperdíveis para os turistas, a Praia de Camburi deve entrar na lista. Afinal, o calçadão de Camburi é uma das estrelas da capital do Espírito Santo, com uma ótima estrutura para receber praticantes de esporte ou mesmo quem busca um passeio com vista para a praia. Aos domingos e feriados, a avenida é parcialmente fechada para o projeto Rua do Lazer, tornando o ponto ideal para reunir as famílias e os esportistas.

A praia já foi considerada imprópria para banho, mas hoje sua classificação mudou e é permitido entrar no mar. Ou seja: dá para curtir uma praia e um passeio bem no coração de Vitória. Há também passeios de escuna que saem na ponta da praia, na altura do Pier de Iemanjá.

  • Praia da Costa, Vila Velha

Praia da Costa - Vila Velha
(Foto: Loucos por Praia)

Também bem próxima à capital, a Praia da Costa é uma excelente e fácil opção para pegar uma praia. Por ser uma das mais famosas da região, tem boa infraestrutura, com calçadão sempre movimentado, hotéis com vista privilegiada e restaurantes para experimentar a famosa moqueca capixaba.

É possível encontrar trechos de água mais mansa, no fim da praia, onde as famílias costumam se aglomerar, e alguns um pouco mais agitados, mas ainda bem propícios para banho, principalmente em direção às vizinhas Itapoã e Itaparica. Vale conhecer toda a orla, sentar em um dos quiosques e passear no fim de tarde no calçadão, aproveitando as barraquinhas encontradas próximo ao final de sua extensão.

  • Praia de Itaúnas, Conceição da Barra

Praia de Itaunas - Conceição da Barra
(Foto: Elizabeth Merlo / Wikipedia)

Em maio às paisagens litorâneas “comuns”, a Praia de Itaúnas surpreende com suas dunas e longas faixas de areia. As águas são tranquilas e vale passar o dia inteiro por lá, aproveitando para apreciar o maravilhoso pôr do sol na região.

De dezembro a fevereiro, uma atração à parte é a desova das tartarugas. Há uma base do Projeto Tamar na região que é costume para quem passa por Itaúnas. Por falar em costume, não deixe de passar por Itaúnas sem curtir um forró, ok? A vila tem como marca os barzinhos e eventos voltados para o ritmo, e por isso mesmo tem clima bastante jovem.

  • Coqueiral de Aracruz, Aracruz

Para encontrar aquele sossego que lembra as praias da Bahia, vá em direção ao norte! Ao chegar na Praia de Coqueiral de Aracruz, os coqueiros e as águas mansas já te lembrarão a beleza do litoral baiano, inclusive com águas mais quentes que nas outras regiões capixabas.

A praia não conta com grande infraestrutura por perto, por isso é indicado aproveitar a boa área de sombra para “montar acampamento”, levando comida e bebida para curtir algumas horas de sossego. As crianças vão adorar o mar tranquilo e a maré baixa!

  • Barra do Sahy, Aracruz

Ainda na região de Aracruz, um ponto mais conhecido é a Barra do Sahy, que conta com boa infraestrutura, quiosques e bares que permitem passar o dia inteiro à beira do mar. A vegetação de castanheiras que encobre a praia dá o charme do local, bem como a beleza do mar, que atrai o público surfista, mas também famílias, especialmente por conta de uma lagoa formada pela união do rio com o mar.

No verão, o agito na Barra do Sahy é certo. Portanto, considere apenas se gostar da alta movimentação!

  • Praia das Falésias, Marataízes

Se você prioriza as vistas paradisíacas em um passeio, não deixe de passar pela Praia das Falésias, em Marataízes. Apesar de o mar ser agitado e a praia não ser tão preparada para receber visitantes, a paisagem é cinematográfica, por conta dos grandes paredões que recebem a cor dourada ao entardecer.

Como Marataízes apresenta outras opções de praias e até mesmo a famosa Lagoa do Siri – um ponto disputado na alta temporada –, o mais indicado é fazer um roteiro passando pelas praias da região para curtir o mar, inserindo uma pausa para admirar as belas falésias.

  • Praia da Areia Preta, Iriri

Praia da Areia Preta - Iriri
(Foto: Marcelo Moryan/MTur)

Anchieta, ao sul do estado, também guarda suas belezas no litoral. As regiões mais conhecidas são Ubu e Iriri, sendo essa última a de maior infraestrutura para receber os turistas que vêm de todo o Brasil. Aqui, praia e boa gastronomia tradicional capixaba ganham todo o destaque.

O balneário é composto por quatro praias: Areia Preta, Costa Azul, Praia dos Namorados e Santa Helena. A primeira é a maior e mais badalada, recebendo inclusive boa parte dos hotéis da região. O mar, pelo contrário, é calmo e tranquilo. Fique para apreciar o por do sol, que é belíssimo na região!

  • Manguinhos, Serra

Outra opção próxima à Vitória e bem estruturada para receber turistas é a região de Manguinhos, que conta com praias com longas faixas de areia e mar tranquilo. As crianças adoram!

Além de curtir uma das praias do balneário (composto pelas praias da Chaleirinha, Enseada e Praia do Facho), seu passeio por Manguinhos deve incluir uma visita a um dos tradicionais restaurantes locais para escolher seu prato com frutos do mar preferido. Há também uma aconchegante vila para dar umas voltas no fim de tarde e à noite, quando fica bem movimentado.

Escolher somente 10 praias dos mais de 400 km reservados no litoral capixaba é tarefa quase impossível! Por isso, agora que você já conheceu uma seleção com algumas dicas, não deixe de pesquisar outros destinos próximos às suas preferidas para aproveitar bem a viagem.

O sol te espera no Espírito Santo!

CADASTRE O SEU EMAIL E RECEBA NOVIDADES

Guias, dicas, novidades, histórias e referências do Espírito Santo