Blog

Montanhas Capixabas e Agroturismo: Vinho, café e boa comida

A região serrana do Espírito Santo tem muito mais a oferecer além de belas paisagens.

Montanhas Capixabas e Agroturismo: Vinho, café e boa comida

O Espírito Santo surpreende: além de uma extensa lista de belas praias espalhadas de sul a norte, há muito mais belezas a conhecer subindo a serra.

Mesmo com o clima tropical que garante temperaturas amenas durante todo o ano, dá até para curtir um friozinho em algumas cidades e municípios do estado!

Para quem busca experiências e passeios assim, sem dúvidas, a dica é partir para a região das Montanhas Capixabas. Clima aconchegante, vilarejos cheios de tradição, gastronomia da melhor qualidade, agroturismo, bom café e bom vinho se reúnem nas cidadezinhas que compõem uma das regiões turísticas mais visadas no Espírito Santo.

Que tal conhecer tudo que as Montanhas Capixabas têm a oferecer?

Montanhas Capixabas: Cidades de tradições

Nove municípios compõem a região das Montanhas Capixabas:

  • Afonso Cláudio
  • Brejetuba
  • Castelo
  • Conceição do Castelo
  • Domingos Martins
  • Laranja da Terra
  • Marechal Floriano
  • Vargem Alta
  • Venda Nova do Imigrante

Pomeranos - Domingos Martins
(Foto: setur.es.gov.br)

Entre elas, a maior marca é a preservação da influência europeia, herdada do período colonial, seja alemã, italiana, pomerana ou polonesa. Por conta dessa característica, as cidades preservam um charme especial, unindo história à cultura, representada pela música, dança, festas típicas e, claro, pela gastronomia. Inclusive, a realização de diferentes festivais anuais que homenageiam as tradições é um dos motivos para o aumento de turistas por lá.

Além das heranças históricas, a região também se destaca pelo agroturismo, sendo possível conhecer algumas das famílias e propriedades mais tradicionais no cultivo e comercialização de diferentes produtos típicos, que fazem sucesso Brasil afora. O contato com as fazendas e sítios em que a agricultura é praticada, sempre com forte tradição familiar, é um dos programas buscados por quem passa por lá.

Por conta da preservação de áreas verdes e ainda a presença de belas cachoeiras e piscinas naturais, os amantes do ecoturismo também se encontram nas Montanhas Capixabas, com diferentes opções de passeios, trilhas e esportes ao ar livre.

A seguir, acompanhe uma seleção dos principais programas para uma experiência inesquecível nas Montanhas Capixabas.

  • Domingos Martins


(Foto: Blog Capixabando)

O destino mais popular das Montanhas Capixabas tem ares alemães, sentidos tanto na arquitetura – com as tradicionais fachadas coloniais – quanto na culinária e no povo que reside por ali.

Um passeio pelo Centro da cidade permite conhecer as ruas bem cuidadas e praças repletas de flores e jardins, com alguns pontos mais conhecidos e movimentados, como a Rua do Lazer, que reúne bares, lojinhas e restaurantes, e Praça Gerhardt, excelente para os registros fotográficos.

Com ótimas opções de pousadas e hotéis aconchegantes e românticos, o destino é buscado principalmente para passar fins de semana ou feriados tranquilos, passando pela famosa região de Pedra Azul, a cerca de 50 km do Centro.

  • Rota do Lagarto e Pedra Azul


(Foto: Marcio Malacarne / Wikipedia)

Cartão postal do estado, Pedra Azul é uma região feita de belezas naturais coberta pela Mata Atlântica, cuja paisagem mais conhecida é a vista da tradicional pedra com 1.822 metros de altitude. Ali, estão localizadas as pousadas mais requintadas, bem como excelentes restaurantes com culinária italiana para saborear junto a um bom vinho. Os tradicionais cafés coloniais com vista privilegiada da Pedra também são parte do roteiro – não deixe de ir!

Recomenda-se também passar pela Rota do Lagarto, uma pequena estrada cuja vista faz valer a pena todo o trajeto, com algumas atrações no entorno. Depois dos 8,5 km de extensão, o destino é o Parque Estadual da Pedra Azul, que preserva o patrimônio natural da região, incluindo a famosa pedra.

  • Marechal Floriano

Conhecida como Cidade das Orquídeas, na pequena cidade de Marechal Floriano também reinam as tradições alemãs. O destino ganha destaque nas épocas do ano em que promove as tradicionais festas da cultura dos imigrantes e ainda relacionadas ao café, produto típico da região.

Além de aproveitar o charme da cidade, em Marechal Floriano é possível curtir um passeio diferente: visitar o maior zoológico do estado, o Zoo Park, que abriga mais de 500 animais e até um viveiro de aves por imersão, em que o visitante tem contato direto com os animais.

Também é indicado fazer uma visita ao Mirante do Grossmutter, para contemplar a vista do Espírito Santo do alto. Para quem gosta do contato com a natureza, vale conhecer o Circuito Vale do Verde, que inclui passagens por orquidários, cachoeiras, restaurantes, hospedagens e outras atrações pelo caminho.

  • Venda Nova do Imigrante

Se o foco do passeio for agroturismo, o destino é Venda Nova do Imigrante, considerada a capital nacional da modalidade. Visitar as propriedades rurais que abrem suas portas para que os turistas conheçam os espaços e, claro, se deliciem com os diferentes produtos locais, já garante diversas atrações para o passeio. Para se ter uma ideia, o Circuito do Agroturismo na região reúne cerca de 70 propriedades, com 300 famílias envolvidas.

Dentre as localidades que atraem visitantes durante todo o ano está a Fazenda Carnielli, uma casa colonial cuja infinidade de quitutes como queijos, socol, café, fubá, linguiças e biscoitos é a principal atração. As visitas interativas dentro da propriedade precisam ser agendadas mediante pagamento, mas também é possível conhecer de fora e visitar a lojinha.

Uma das festas mais tradicionais do Espírito Santo, a Festa da Polenta, também acontece anualmente por lá. A cidade fica lotada, mas vale curtir toda a cultura envolvida no evento!

 

Além das cidades turísticas mais populares destacadas aqui, não deixe de buscar as demais atrações que a belíssima região das Montanhas Capixabas reservam.

Tire as roupas de frio do armário e curta a beleza do Espírito Santo além das praias!

CADASTRE O SEU EMAIL E RECEBA NOVIDADES

Guias, dicas, novidades, histórias e referências do Espírito Santo